sexta-feira, 3 de junho de 2011

Papa e Abbas: resolver conflito Israel-Palestina

ZP11060307 - 03-06-2011
Permalink: http://www.zenit.org/article-28131?l=portuguese

Destacam contribuição insubstituível das comunidades cristãs no Oriente Médio

CIDADE DO VATICANO, sexta-feira, 3 de junho de 2011 (ZENIT.org) - A necessidade de encontrar urgentemente uma solução para o conflito entre Israel e Palestina foi o tema fundamental da audiência de Bento XVI com o presidente da Autoridade Palestina, Mahmoud Abbas.
Um comunicado da Sala de Imprensa da Santa Sé indica que o Papa e Abbas se centraram sobretudo "na problemática situação da Terra Santa".
"Em concreto, destacou-se a urgência de encontrar uma solução justa e duradoura para o conflito Israel-Palestina, para garantir o respeito aos direitos de todos e, portanto, o cumprimento das legítimas aspirações do povo palestino a um Estado independente."
Depois se "recordou que o Estado de Israel e o palestino devem viver seguros logo, em paz com seus vizinhos e dentro das fronteiras reconhecidas internacionalmente".
Neste contexto, "com o apoio da comunidade internacional e um espírito de cooperação e de abertura à reconciliação, a Terra Santa poderá conhecer a paz", indica a nota vaticana.
No encontro, não faltou a referência à "situação das comunidades cristãs nos Territórios Palestinos e, mais em geral, no Oriente Médio", destacando-se "a contribuição insubstituível que elas oferecem para a construção da sociedade".
Finalmente, fizeram votos de que "os trabalhos das delegações da Santa Sé e da Organização para a Libertação da Palestina procedam com êxito na elaboração de um Acordo Global entre as partes".
Depois da audiência com o Papa, o presidente da Autoridade Palestina se reuniu com o secretário de Estado vaticano, Tarcisio Bertone, acompanhado pelo secretário para as Relações com os Estados, Dom Dominique Mamberti.

0 comentários:

Postar um comentário