segunda-feira, 4 de abril de 2011

Queima do Alcorão nos EUA enfurece Afeganistão

ZP11040407 - 04-04-2011
Permalink: http://www.zenit.org/article-27657?l=portuguese
Onda de violência atinge o país

Por Paul de Maeyer

ROMA, segunda-feira, 4 de abril de 2011 (ZENIT.org) - A "tempestade perfeita" causada pelos pastores evangélicos americanos Terry Jones e Wayne Sapp, que, após um breve "julgamento", queimaram em público, em 20 de março, uma cópia do Alcorão em Gainesville (Flórida), continua ceifando vidas.
O epicentro da ira muçulmana foi neste fim de semana, no Afeganistão, onde uma onda de manifestações e protestos de grupos muçulmanos locais terminou com um resultado terrível: 20 pessoas mortas, incluindo 7 estrangeiros que trabalhavam para as Nações Unidas, e dezenas de feridos.
A violência explodiu na sexta-feira, 1º de abril, na província setentrional de Balkh, quando, na cidade de Mazar-i-Sharif - considerada relativamente calma -, uma turba enfurecida invadiu a sede da ONU depois da oração no famoso santuário da Mesquita Azul (o nome da cidade significa "Nobre Santuário").
Tendo atacado e desarmado os seguranças, que haviam recebido a ordem de não atacar, os manifestantes destruíram os escritórios e começou a caça aos funcionários no prédio. Alguns deles, que tentaram se refugiar em um ‘bunker', também foram mortos. Trata-se de três funcionários europeus da ONU, incluindo uma mulher, a norueguesa Siri Skare. Os outros dois europeus são Joakim Dungel e Filaret Motco, de nacionalidade sueca e romena, respectivamente. Pelo menos 4 manifestantes foram mortos durante o assalto, bem como 4 guardas de segurança nepaleses (ex Ghurka) da ONU.
A Missão das Nações Unidas de Assistência ao Afeganistão (UNAMA) está presente no país da Ásia Central desde 2002 e atualmente é dirigida pelo diplomata sueco Staffan de Mistura, nomeado enviado especial pelo secretário-geral, Ban Ki-moon, em janeiro de 2010. A missão está dividida em 8 escritórios regionais e 15 escritórios provinciais, e emprega 1.500 pessoas; quase 80% delas são afegãs. O ataque de sexta-feira foi o mais sangrento realizado contra a ONU no país.
No último sábado, 2 de abril, houve uma manifestação na cidade sulista de Kandahar. Segundo o ‘New York Times', milhares de manifestantes, entre os quais havia pessoas armadas, haviam se infiltrado na marcha, incendiaram em primeiro lugar uma escola secundária para meninas, financiada pelos Estados Unidos - a ‘Zarghona Ana High School for Girls'; em seguida, incendiaram carros e um ônibus; quando tentaram chegar ao escritório local da Organização das Nações Unidas, intervieram forças de segurança afegãs, que abriram fogo. Embora o chefe da polícia provincial, Khan Mohammad Mojayed, tenha negado que seus homens atiraram diretamente contra os manifestantes, também em Kandahar falamos de um resultado terrível: pelo menos 9 mortos e 90 feridos.
Enquanto isso, houve manifestações mais pacíficas, no domingo 3 de abril, em Jalalabad; e nos dias passados, na capital Cabul, na cidade ocidental de Herat e na província de Takhar.
Segundo um porta-voz do governo da província de Balkh, Sher Jan Durani, entre 20 manifestantes detidos após os distúrbios na cidade de Mazar-i-Sharif, havia várias pessoas armadas. O suposto cérebro por detrás da violência - assim especificou o número dois da polícia da província, Rawof Taj - é da província de Kapisa, um reduto da insurgência. E em Kandahar, alguns manifestantes agitaram bandeiras brancas, a cor do movimento talibã, tal como referido pelo ‘Washington Post'. Por outro lado, o movimento fundamentalista negou seu envolvimento. Também o diretor da missão da ONU no Afeganistão acusou o movimento dos talibãs ou grupos de insurgentes afiliados aos chamados "estudantes".
Por sua vez, o presidente americano, Barack Obama, expressou suas condolências às famílias das vítimas do assalto e definiu a recente queima do Alcorão como "um ato de extrema intolerância e de fanatismo". Ao mesmo tempo, pode-se ler num comunicado da Casa Branca que o gesto de Jones e Sapp não justifica a matança de pessoas inocentes, que "é repugnante e uma afronta à decência e à dignidade humana" (‘Associated Press', 2 de abril).
Mas Terry Jones não demonstrou arrependimento. Inclusive o pastor da ‘Dove World Outreach Center ‘- uma pequena igreja evangélica fundada em 1986 - aumentou a dose. "Devemos considerar esses países e essas pessoas responsáveis ​​por tudo aquilo que fizeram e de qualquer desculpa que usaram para promover suas atividades terroristas. Chegou a hora de responsabilizar o Islã", disse (‘The Daily Mail', 2 de abril). "O Islã não é uma religião de paz", continuou ele, convidando o governo dos EUA e as Nações Unidas a tomarem medidas contra aqueles que espalham o ódio contra os cristãos e as minorias.
Em qualquer caso, para a BBC, que na sexta-feira publicou um perfil de Jones, o pastor já era uma pessoa problemática antes de seu polêmico projeto do "Burn a Koran Day". Antes de assumir a liderança do ‘Dove World Outreach Center', Jones havia fundado, em Colônia (Alemanha), uma igreja evangélica - a ‘Christliche Gemeinde Köln' - que abandonou por causa das divergências em 2008. Um tribunal administrativo falhou contra Jones em 2002, pelo uso indevido do título de "doutor". O pastor também foi acusado pela própria filha, Emma Jones, e por um ex-membro de sua igreja de abusos financeiros. O pastor também teve problemas com as autoridades fiscais da Flórida, por violar o status de isenção fiscal que a sua igreja tem.
Para a missão da ONU e as forças internacionais presentes no Afeganistão, a nova violência é fonte de preocupações. Enquanto a transferência da responsabilidade da segurança para os afegãos deveria estar concluída antes de 2014, há pouco mais de uma semana, o presidente Hamid Karzai anunciou que certamente a cidade de Mazar-i-Sharif será uma das primeiras áreas a voltar sob o controle do Afeganistão. A transferência das indicações deveria ocorrer no próximo dia 1º de julho, como observado pela agência ‘France-Presse' (3 de abril).

0 comentários:

Postar um comentário