segunda-feira, 11 de abril de 2011

Bioética

Obra indicada:
(SOBRENOME, Nome autor. Titulo do Livro. Cidade, UF; Editora, Ano. Numero de páginas)
MOSER, A. Biotecnologia e bioética: para onde vamos? São Paulo SP: Vozes, 4ª. Ed. 2008. 418p.
Autor (breve apresentação) :
Mestre e Doutor em Teologia, com especialização em Moral. Diretor Presidente da Editora Vozes. Franciscano, autor de 25 livros, inúmeros artigos. Aborda sobretudo a área de Bioética, mas também pastoral familiar, sexualidade e pecado. Dá muitos cursos para vários segmentos da sociedade. Mantém programa televisivo semanal de 1 hora na TV Canção Nova, sobre questões da atualidade.
Sinopse:
No contexto de uma realidade nova e que ocupa um largo espaço na mída e provoca debates acalorados em certos setores da sociedade, esse é sem dúvida um livro relevante, pelo fato de organizar a problemática, fazendo perceber onde se encontram os problemas, iluminando as questões teologicamente e ofercendo pistas para um sólido posicionamento ético. Sua primeira preocupação é a de esclarecer as palavras chave: biotecnologia, biogenética, mostrando a complexidade das novas e empolgantes realidades. Outra preocupação é a de ressaltar desde o início que estamos vivendo numa era sem precedentes na história da humanidade, com inequívocas conquistas, seja na linha dos conhecimentos, seja na linha das tecnologias.
Claro que tudo isso exige ao mesmo tempo conhecimentos, mas sobretudo lucidez para saber colocar-se diante dessas questões carregadas de expectativas e ao mesmo tempo de grandes ilusões. Daí a preocupação do autor em oferecer chaves de leitura apropriadas. A primeira delas se concentra na palavra  „manipulação“. Justamente porque fascinante e portadora de esperanças de cunho terapêutico, a manipulação genética pode se transformar numa fonte de ilusões, nem sempre desviculadas de interesses de ordem ideológica e até mesmo financeira.
Por outro lado, o A. se preocupa em mostrar que a partir de uma adequada leitura teológica da Criação não devemos assumir simplesmente uma atitude de desconfiança. Afinal, Deus confiou aos seres humanos a administração de todas as coisas, inclusive sobre seu próprio corpo. O que Deus exige é apenas que essa administração seja sábia. Isso significa que sempre nos perguntemos pelo sentido de tudo o que existe e nunca nos esqueçamos de que não somos os primeiros seres humanos inteligentes. Ou seja: ao mesmo tempo que somos convidados a sermos ousados, na busca de um aprimoramento dos seres vivos, não podemos esquecer que somos portadores de um patrimônio que não pode ser relegado a um segundo plano, sob pena de perdermos a identidade profunda das coisas, mormente do seres humanos.
Ainda que ao longo de cada um dos dez capítulos o A. nunca deixe de pontualizar o prisma ético, é sobretudo nos últimos  três capítulos que ele se concentra na reflexão ética. Deixa claro que a palavra Bioética também é carregada de ambiguidade, uma vez que vem conjuga de muitas maneiras diferentes e por concepções antropológicas diferentes. Deixa claro igualmente que justamente através da Bioética devemos buscar todos juntos aquele bom senso indispensável para não perdermos nossa identidade e sermos capazes de respetar a identidade profunda de todas as criaturas. Insiste fortemente sobre a necessidade do cultivo de uma consciência crítica, que deve conjugar-se ao mesmo tempo com o cultivo da virtude da admiração diante de tantas maravilhas e uma visão de conjugo. Ou seja: ao mesmo tempo em que prega o diálogo com as várias correntes éticas, mostra que a fé tem um aporte indispensável para que se possa evitar todo tipo de reducionismo e materialismo. O bom senso pede atenção não somente à dimensão genética, mas a todas as dimensões que caracterizam o humano, sem esquecer as dimensões afetiva e espiritual.
Partes principais da obra:
1. Biotecnologia: a grande virada histórica
2. Biogenética: uma história de conquistas
3. Uma pequena radiografia das conquistas
4. Transmissão da vida em laboratório
5. Manipulação como chave de leitura
6. Diagnosticando doenças e buscando cura definitiva
7. Buscando luzes na Teologia da Criação
8. Bioética: uma missão e muitas tendências
9. Na busca de matrizes operacionais
10. Aprendendo a conviver com o diferente
Por que essa obra é referencial ou relevante (justificar):
Nesse campo existe muita confusão. A maioria das pessoas não tem noção adequada da profundidade das questões e há um verdadeiro bombardeamento de informações e posições contraditórias. Essa obra consegue colocar ordem nesse caos de informações e posições, oferecendo, de maneira lógica e progressiva os elementos mais fundamentais tanto para a compreensão da realidade nova, quando do posicionamento verdadeiramente ético. A obra se caracteriza pela profundidade, pela serenidade e pelo equilíbrio. Além disso, ainda que se trate de assuntos complexos por sua própria natureza, consegue conduzir as questões de maneira que tanto o especialista, quanto a pessoa que pouco conhece, sentem-se bem..
Responsável pelas informações :
Frei Antônio Moser, OFM, Instituto Teológico Franciscano – Petrópolis – RJ.

0 comentários:

Postar um comentário