sábado, 19 de fevereiro de 2011

A Síria miserável está em paz; o rico Bahrein, mergulhado em sangue


Os protestos se espalham pelo Oriente Médio. Curiosamente, a tirania síria parece imune à onda. Uma tentativa de manifestação ali foi prontamente reprimida e não se falou mais no assunto. Os territórios palestinos também estão, nesse particular ao menos, em paz. Não ocorre a ninguém pedir nem mesmo mais eficiência ao Hamas na Faixa de Gaza e ao Fatah, na Cisjordânia.
O IDH da Síria é 0,589; o do Bahrein, 0,801, mas a Síria está em paz, e o Bahrein, conflagrado. A renda per capita da Síria é de US 4.488 (111º lugar no mundo); a do Bahrein é de US$ 34.662 (a do Brasil é de US$ 10.296…), mas a Síria está em paz, e o Bahrein, conflagrado. A Síria tem um governo hostil aos EUA, e o Bahrein é um importante aliado dos EUA. E a Síria está em paz, e o Bahrein, conflagrado…
Tenho simpatia pela idéia, é o meu lado idealista, de que a prosperidade é menos compatível com a ditadura do que a pobreza, mas logo vem a China para desafiar o meu lado romântico. No campo miserável ou nas cidades prósperas, a tirania vai muito bem, obrigado! Parece que algo além da pobreza ou da ditadura alimenta a revolta no mundo árabe. E tenho pra mim que o fenômeno ainda não foi suficientemente compreendido.
No caso do Bahrein, há um conflito religioso importante. O país é governado pela minoria sunita, à qual pertence a família real, e a maioria da pequena população é composta de xiitas. Mas isso, sozinho, não parece ser suficiente para explicar a energia dos manifestantes. A pobreza do Iêmen é usada como um dos fatores que empurram o povo para a praça, mas o que dizer sobre o rico Bahrein?
“E como você explica o Irã no meio de tudo isso?” Ora, tola seria a oposição iraniana, que está tentando sair às ruas há muito mais tempo, se não aproveitasse a onda para se manifestar. De todo modo, a ditadura por lá se mostrou mais “eficaz”: os líderes do movimento estão em prisão domiciliar, e os cães do regime estão nas ruas e no Paramento exigindo que sejam punidos com a pena de morte.
Vamos com cuidado
A suposição de que qualquer coisa é melhor do que as atuais ditaduras do Oriente Médio é uma idéia estúpida. A possibilidade de que as autocracias sejam substituídas por teocracias fundamentalistas é real. “Ah, pelo menos mudaria o atual status…” É? Esse outro “status” seria exatamente qual?
E o governo dos EUA nessa história toda? Merece um post à parte.
Por Reinaldo Azevedo

0 comentários:

Postar um comentário