domingo, 20 de fevereiro de 2011

NÚNCIO APOSTÓLICO NO BRASIL LANÇA LIVRO SOBRE DIPLOMACIA PONTIFÍCIA.


A cerimônia do lançamento do livro aconteceu no Espaço Cultural do Superior Tribunal de Justiça (STJ), em Brasília.

O núncio apostólico no Brasil, dom Lorenzo Baldisseri, lançou nesta quarta-feira, 16, seu mais novo livro: “Diplomacia Pontifícia – Acordo Brasil – Santa Sé – Intervenções”.

“Um momento para trazer ao público conhecimento sobre meus oito anos no exercício da função de núncio apostólico no Brasil”. Foi com esta frase que o núncio definiu a obra durante o lançamento. O livro traz noções conceituais sobre a diplomacia pontifícia e relatos sobre a negociação do acordo entre a República Federativa do Brasil e a Santa Sé, relativo ao estatuto jurídico da Igreja Católica no Brasil, celebrado no Vaticano em 2008 e promulgado no Brasil em fevereiro de 2010. O livro também está recheado de reflexões culturais do núncio sobre diversos temas de interesse jurídico.
Em seu pronunciamento o núncio chamou a atenção para o fato de que a presença da Santa Sé na comunidade internacional nem sempre é conhecida pela sociedade. “No entanto, é uma das mais apreciadas do mundo, com destacada participação nos principais organismos internacionais”, ressaltou. Por fim, afirmou ter o desejo de que a obra seja de “benefício para a sociedade”.

Ao saudar o autor, o presidente do STJ, o ministro Ari Pargendler, recordou as ocasiões em que dom Lorenzo esteve presente no Tribunal, como religioso e diplomata. “E hoje, está aqui no STJ como jurista”, lembrou. Para o ministro, o livro será de grande utilidade a todos os leitores. “Quero, em nome do STJ, agradecer a Dom Lorenzo por nos ter dado essa oportunidade”, afirmou, ao referir-se à deferência prestada pelo núncio em escolher o STJ para receber o lançamento de seu livro.

Conteúdo
O livro apresenta o que é a diplomacia pontifícia, que vem a ser a atuação da Santa Sé no plano internacional. A segunda parte aborda o Tratado Internacional entre Brasil e a Santa Sé, fazendo um relato sobre que aconteceu quando as duas partes signatárias iniciaram as tratativas para a sua celebração. Na terceira e última parte, por sua vez, - Intervenções, o autor dedica-se a analisar como a Santa Sé entra no campo acadêmico-jurídico. São apresentados trechos de participações do núncio em fóruns, seminários e debates jurídicos e acadêmicos, em intervenções nos campos cultural, jurídico e filosófico.

Presenças
Várias autoridades participaram da cerimônia, entre eles o ministro Pargendler e de sua esposa, Lia Pargendler, os ministros do STJ Hamilton Carvalhido, Nancy Andrighi, Teori Albino Zavascki, Castro Meira. Também compareceram ao evento o presidente do Tribunal Superior Eleitoral, Ricardo Lewandowski, o presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Geraldo Lyrio Rocha, o secretário-geral da CNBB, dom Dimas Lara Barbosa, o arcebispo do Ordinariado Militar do Brasil, dom Osvino Both, o arcebispo emérito de Brasília, dom José Freire Falcão, e o arcebispo de Belo Horizonte, dom Walmor Oliveira de Azevedo, além de outras autoridades eclesiásticas e diplomáticas.

Fonte CNBB. 

0 comentários:

Postar um comentário