domingo, 20 de fevereiro de 2011

Europa: Comissão dos bispos católicos critica diplomacia da UE

Europa: Comissão dos bispos católicos critica diplomacia da UE

Islâmicos batendo em cristãos
A Comissão dos Episcopados Católicos da Comunidade Europeia (COMECE) criticou os responsáveis diplomáticos da União por não terem chegado a acordo sobre uma declaração comum em condenação das perseguições religiosas.
Em comunicado, a COMECE, com sede em Bruxelas (Bélgica), manifesta “profundo pesar” pela “hesitação diplomática” manifestada na última reunião do Conselho de Negócios Estrangeiros da União Europeia (UE), que decorreu entre 31 de Janeiro e 1 de Fevereiro.
Considerando “incompreensível” a falta de acordo dos representantes dos 27 estados da União Europeia, a nota da COMECE sublinha que “vidas inocentes estão a ser
ceifadas em ataques atrozes contra cristãos e outras minorias, em todo o mundo.
Os ministros dos Negócios Estrangeiros da UE acordaram voltar ao tema numa data posterior, evitando subscrever qualquer tipo de documento sobre a matéria.
Para os episcopados católicos da União, o acordo falhou porque vários ministros rejeitaram uma “referência específica aos cristãos” entre as vítimas de perseguição religiosa.
“A COMECE interroga-se sobre esta hesitação, dado que a opinião pública na Europa já tomou consciência da situação particular dos cristãos no Médio Oriente, após os recentes ataques contra igrejas no Iraque e no Egipto”, assinala o comunicado, enviado à Agência ECCLESIA.
Segundo a Rádio Vaticano, Portugal esteve entre o grupo de países que propôs uma emenda em que se condenavam tanto os atentados contra as comunidades cristãs como os que atingiram muçulmanos xiitas em Kerbala, no centro do Iraque.
Na última semana, a Assembleia Parlamentar do Conselho da Europa adoptou em Estrasburgo, França, uma resolução que condena a recente vaga de atentados contra cristãos no Médio Oriente.
Também em Janeiro, o Parlamento Europeu tinha pedido uma “estratégia” da UE para o respeito da liberdade religiosa, que inclua “uma série de medidas contra os Estados que deliberadamente não protejam as confissões religiosas”.
Os bispos da União Europeia considera que os ataques contra cristãos “não são casos isolados” e que a perseguição no Médio Oriente, em particular no Iraque, “pode levar ao desaparecimento das comunidades cristãs, nos próximos meses”.
“As estatísticas sobre a liberdade religiosa, nos anos mais recentes, mostram que a maioria dos actos de violência religiosa são perpetrados contra cristãos”, pode ler-se na nota oficial da COMECE.
No dia 1 de Janeiro de 2011, um atentado com um carro armadilhado, frente a uma igreja em Alexandria, segunda cidade mais populosa do Egipto, provocou 23 mortos e dezenas de feridos.
A 31 de Outubro de 2010, um ataque contra a catedral siro-católica de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em Bagdad, capital do Iraque, matou dois sacerdotes e mais de cinquenta fiéis, quando estes se encontravam reunidos para a celebração da Missa.

0 comentários:

Postar um comentário