domingo, 27 de fevereiro de 2011

A Batalha de Lepanto (1571)


lpante
A Batalha de Lepanto teve lugar 07 de outubro de 1571 perto do Golfo de Patras e marcou para a Sereníssima República de Veneza, um ponto de viragem na sua história real. Na imaginação de muitos venezianos ainda, Lepanto é um verdadeiro orgulho, um momento de muita glória, como a lembrar os combatentes que foram elogiados por suas venezianas bravura. O Museu Correr de Veneza, a Praça de São Marcos, localizado e em frente ao homónimo majestosa Basílica, ainda expõe quatro pinturas gigantesco e magnífico testemunho da ferocidade dos combates, embora tendo o cuidado de elogiar o Serena e seus séculos de abertura para o mar
Assim, e ainda mais do que os Habsburgos, a Batalha de Lepanto é uma oportunidade para Veneza para encontrar um segundo fôlego, enquanto o país está a perder terreno, e desde então várias décadas e os efeitos de uma crise comercial e econômica. A batalha também é considerada uma cruzada religiosa, liderada pela Liga Santa cristã contra os turcos otomanos, que são muçulmanos. Veronese lindamente destaque esta luta inclinação religiosa em sua "Batalha de Lepanto", pintado em 1572 e exibido na Accademia em Veneza. De qualquer forma, essa batalha naval é um grande evento: em primeiro lugar porque é uma das maiores de seu tipo na história em geral, incluindo seu equilíbrio dolorosa e alcance, mas também porque essa ela representa uma espécie de "luta ideológica" muito interessante no contexto do estudo das relações internacionais no século XVI.

Antecedentes: Lepanto, uma batalha "ideológica".

Com efeito, ao longo do século XVI, o sul da Europa, ou melhor, do mundo Mediterrâneo, encontra-se literalmente fraturou entre as duas grandes religiões monoteístas da época: o cristianismo, representado pela Liga Santa, eo Islã na presença dos turcos otomanos. A Liga Sagrada, entretanto, foi uma aliança diplomática, que foi criado 25 de maio de 1571 pela Sereníssima República de Veneza, os Estados dos Habsburgos da Espanha, Nápoles e Sicília, a República de Génova, Hospital, o Ducado de Sabóia, os Cavaleiros de Malta, os Estados Pontifícios, e vários estados italianos. Esses Estados, em seguida, se comprometeu a fornecer cerca de duas centenas de cozinhas, em 1 de Abril de cada ano, metade do custo será suportado pela Espanha, de Veneza por um terceiro, sexto e pelo papado. O comando da frota foi dada a D. Juan de Áustria, meio-irmão do rei Filipe II de Espanha e filho ilegítimo de Carlos V.
Perante esta "Santa Aliança" foi, assim, o Império Otomano, que desde o início do século XVI tentaram assumir o controle do Mediterrâneo. Como os ataques vikings do século IX, os otomanos também colaboram para rápidas incursões nas costas da Espanha e Itália, tendo o cuidado de pilhagem dos territórios atravessados. Quando em 1570 os otomanos tomaram Chipre, em detrimento de Veneza, incluindo o massacre de cerca de vinte mil habitantes de Nicósia, é mais um passo dado em direção a guerra. A Santa Liga foi formada quando, por iniciativa do Papa Pio V, que apela para o ideal das cruzadas medievais. Estados cristãos - católicos, especialmente! - Organizar e unir-se contra os turcos otomanos. O conflito parece inevitável, portanto, como as tensões são elevados na região do Mediterrâneo.

Uma das batalhas mais importante estaleiro naval da história.

lepante-bataille No entanto, os espanhóis continuam a duvidar do confronto iminente. 6 de outubro de 1571, a frota da Liga Santo apresenta-se Curzolari ilhas, um pequeno arquipélago entre Cephalonia e da boca do golfo de Lepanto, Duzentos e oito cozinhas estão presentes: cento e seis noventa Venetian Espanhol e Génova, doze papal. Há também galeasses, fornecidos por Veneza, e entre vinte e trinta embarcações à vela. No total, a Santa Liga teve quase duas mil peças de artilharia e oitenta mil homens. No porto de Lepanto, os otomanos estavam ancorados duzentos e setenta galeras e setenta e outros edifícios, execução 90.750 homens de armas. Navios de guerra Otomano são descobertos na vanguarda da Malcanton, na madrugada do dia 07 de outubro de 1571.
Don Juan da Áustria parou sua galera, o espanhol Real, e dá o sinal para a implantação da sua frota, a dez milhas de forças inimigas. Os turcos mal podia esperar: quem tinha a informação - que se revelou errada - eles, então, avaliar a frota da Liga Santa em cento e setenta navios! Ali Pasha, o comandante Otomano, ordenou a mobilização de sua frota. A infantaria espanhola, em seguida, atirou-se à colisão das cozinhas turca, literalmente trancada no golfo de Lepanto. O navio de Ali Pasha foi invadida por homens da cozinha de Dom João de Áustria: o almirante turco foi decapitado. Segundo a lenda, sua cabeça foi colocada na extremidade do mastro principal do navio ... O cristão espanhol próprios escravos, selecionados pelos otomanos, aproveitou a derrota dos seus carcereiros para quebrar as correntes e os atacaram com armas improvisadas.

Um pesado tributo, uma empresa imensa.

A Batalha de Lepanto é considerado justamente como o maior e mais sanguinários da história. Alvise Zorzi, conhecedor da história e da civilização Venetian, falou em sua História de Veneza ", um espetáculo horrível para o mar coberto de sangue, cadáveres, remos quebrados, postes .." Na verdade, a derrota otomana foi total: o campeonato tem captado cento e dezessete cozinhas, enviou sessenta e dois no fundo, pegou treze vigas e quase quatro centenas de peças de artilharia. Três mil e quinhentos prisioneiros foram capturados turcos e otomanos perderam a vinte ou trinta mil homens, além daqueles que foram abatidos pelos gregos nas aldeias costeiras. Além disso, quinze mil escravos cristãos foram libertados. Lateral da Liga Santa, havia vinte mil feridos, e sete mil e quinhentos mortos. Os venezianos pagaram o tributo mais pesado, com quatro mil setecentos perdas, reforçando a lenda de que raça verdadeiro herói da Batalha de Lepanto.
Desde a batalha de Actium em 31 aC. BC, o Mediterrâneo já tinha experimentado o confronto naval semelhantes. Portanto, a hegemonia espanhola sobre o Mediterrâneo foi confirmada, e até mesmo aumentado. Psicologicamente, a vitória foi uma grande agitação na Europa, incluindo Veneza: Mais do que uma vitória militar, foi verdadeiramente o triunfo da cristandade contra os otomanos, muçulmanos. Além disso, a Batalha de Lepanto verdadeiramente marca o fim do expansionismo Otomano no Mediterrâneo, em favor da Espanha. Mas as apostas, depois de 1571, já estão em outro lugar, na América, onde os espanhóis estão a enfrentar a rebelião do famoso Tupac Amaru, no Peru. Andrew Wheatcroft, em seu trabalho infiéis: Uma história do conflito entre o Cristianismo eo Islão, fala da existência, em particular, até o final do conflito, em uma "consciência europeia".
No entanto, mais do que uma vitória estratégica - e em particular do comércio e da economia - a Batalha de Lepanto exibiu o triunfo do cristianismo sobre o Islã, os "mártires" de Veneza ao longo dos otomanos. O triunfo militar, naval, além de uma inegável dimensão ideológica, e até mesmo capital.

Bibliografia

- A Batalha de Lepanto (1571) Pigaillem Henry. Economica, 2003.

0 comentários:

Postar um comentário