quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Correios homenagearão padre inventor do rádio


Publicado 2011/01/11
Autor: Gaudium Press
Secção: Brasil
landell.jpg
Segundo história, padre Landell teria feito, com sucesso, a primeira transmissão radiofônica, em 1872
Brasília (Terça-feira, 11-01-2011, Gaudium Press) A Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) vai homenagear no próximo dia 21 de janeiro, com a emissão de um selo e de um carimbo, os 150 anos de nascimento do padre Roberto Landell de Moura, considerado por muitos o inventor do rádio.
Natural de Porto Alegre, Rio Grande do Sul, padre Landell, conta a história, realizou com sucesso um experimento de transmissão radiofônica na cidade de São Paulo, em 1872, dois anos antes de experiência similar do cientista italiano Guglielmo Marconi, cujo nome aparece nos livros de história como inventor da transmissão radiofônica. Apesar de ter patenteado sua invenção nos Estados Unidos e aqui no Brasil, os créditos ficaram mesmo com o italiano, sobrando ao sacerdote brasileiro o anonimato.
Mesmo assim, ainda existem pessoas que buscam, com campanhas, o reconhecimento póstumo de sacerdote, que faleceu aos 67 anos. Além do selo e do carimbo, que dará mais visibilidade a ele, na internet há o Movimento Landell de Moura (MLM) e no Congresso Nacional, o senador Sérgio Zambiasi, do PTB-RS, solicitou a seus companheiros a inscrição do nome de Padre Landell no Livro dos Heróis da Pátria.

0 comentários:

Postar um comentário