quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Testemunha lembra como Pio XII escondeu judeus no Vaticano

ZP10110310 - 03-11-2010
Permalink: http://www.zenit.org/article-26440?l=portuguese

Robert Adler afirma que os nazistas planejavam aniquilar os católicos depois dos judeus

NOVA YORK, quarta-feira, 3 de novembro de 2010 (ZENIT.org) – Um judeu testemunhou como seu pai foi salvo dos nazistas ao ser escondido no Vaticano pelo Papa Pio XII.
Este relato é o último recolhido pela Pave the Way Foundation, que esteve recopilando documentos e informes sobre as ações de Pio XII durante a Segunda Guerra Mundial.
Gary Krupp, presidente da fundação, anunciou o último testemunho dado por Robert Adler, membro da Comissão do Alabama para o Holocausto.
Adler lembrou como seu pai, Hugo Adler, foi levado ao Vaticano em 1941 e lá ficou escondido durante cinco semanas. Durante esse tempo, encontrou o Papa Pio XII em muitas ocasiões.
Hugo foi enviado através de uma rede vaticana pela França e Espanha e depois a Sosua, na República Dominicana.
Em seu relato, Robert disse ter sabido através de investigações que os nazistas tinham planejado aniquilar primeiro os judeus e logo fariam o mesmo com os católicos. Observou que, devido a isso, o Pontífice realizou todos os esforços do resgate secretamente.
Concluiu que seu pai teria morrido se Pio XII não interviesse.
Krupp expressou gratidão pelo testemunho de Adler, afirmando que “apresentando essa lembrança tão reveladora, ele pagou a enorme dívida contraída com todos aqueles que arriscaram suas vidas para conseguir salvar as vítimas da Shoah".
Pave the Way Foundation colocou cerca de 40.000 documentos junto com testemunhos em vídeo em sua página web para evidenciar o papel de Pio XII na Segunda Guerra Mundial.
Elliot Hershberg, presidente do Conselho diretor da fundação, observou: “Este esforço foi muito custoso e difícil para a fundação, mas valeu a pena”.
“De acordo com nossa missão se podemos ajudar a iluminar este período controverso que foi fonte de discórdia entre judeus e católicos durante mais de 46 anos, teremos ajudado a mudar o curso da história e a melhorar as relações num momento no qual isso é tão necessário”.

0 comentários:

Postar um comentário