sábado, 30 de outubro de 2010

Globalização precisa de Deus, diz Bento XVI

Papa recebeu jovens universitários da Europa, a quem pediu a criação de «laboratórios de fé e cultura»
Bento XVI defendeu este Sábado a importância de Deus para a nova cultura que surge na Europa e no mundo globalizado, assegurando que, nas universidades, é cada vez mais necessária a presença cristã, "verdadeiro motor do desenvolvimento".
O Papa recebeu em audiência, no Vaticano, os participantes no encontro europeu dos universitários que se conclui este Domingo, 12 de Julho, sobre o tema "novos discípulos de Emaús. Como cristãos na universidade".
"A nova síntese cultural que neste tempo se está a elaborar na Europa e no mundo globalizado precisa do contributo de intelectuais capazes de repropor nas aulas académicas o discurso sobre Deus, ou melhor, de fazer renascer aquele desejo do homem de procurar Deus", disse.
A última encíclica papal, "Caritas in veritate", defende que "a religião cristã e as outras religiões só podem dar o seu contributo para o desenvolvimento, se Deus encontrar lugar também na esfera pública".
Falando aos cerca de 1500 estudantes universitários de 31 países, congregados na Aula das bênções, Bento XVI defendeu que "trabalhar para o desenvolvimento do conhecimento é a vocação específica da Universidade e exige qualidades morais e espirituais cada vez mais elevadas, perante a vastidão e a complexidade do saber que a humanidade tem à sua disposição".
Aos jovens, que o saudaram com entusiasmo por diversas vezes, o Papa deixou um apelo: "Tenho a certeza de que o vosso encontro destes dias em Roma poderá indicar novas etapas a percorrer, com um projecto mais orgânico que favoreça o envolvimento e a comunhão entre as várias experiencias já existentes em tantos países".
"Vós queridos jovens - acrescentou - juntamente com os vossos docentes, contribuis na criação de laboratórios da fé e da cultura, partilhando a fadiga do estudo e da investigação com todos os amigos que encontrais na Universidade. Amai as vossas Universidades que são palestras de virtude e de serviço".
Bento XVI assegurou que, na Universidade, a presença cristã é cada vez "mais necessária", já que, como em séculos passados, "a fé é chamada a oferecer o seu insubstituível serviço ao conhecimento, que na sociedade contemporânea é o verdadeiro motor do desenvolvimento".
"Vós sois o futuro da Europa, chamados a investir os melhores recursos, não só os intelectuais, para consolidar a vossa personalidade e contribuir ao bem comum", disse aos universitários presentes.
O I encontro europeu de estudantes universitários é uma iniciativa do Conselho das Conferências Episcopais da Europa (CCEE). No dia 12, serão apresentadas as conclusões dos debates. A eucaristia de encerramento será presidida por D. Jean-Louis Bruguès, Secretário da Congregação para a Educação Católica.
A iniciativa é organizada pelo secretariado de assuntos pastorais nas universidades do Vicariato de Roma, através de uma parceria com a Comissão da Catequese, Escola e Universidade (CSU) departamento de actividades universitária, que pertence ao CCEE.

0 comentários:

Postar um comentário