sábado, 28 de agosto de 2010

Jornal católico português destacou condenações papais do nazismo

O Jornal «Novidades» acompanhou com atenção as encíclicas de Pio XI e Pio XII sobre o Nacional-Socialismo e Comunismo e dá “um grande destaque aos esforços destes Papas para estabelecer a Paz na Europa” – referiu o historiador Guilherme Sampaio num colóquio sobre Poder Temporal e Poder Espiritual.

Fundado pelo jornalista e político do «Partido Progressista», Emídio Navarro, o Jornal «Novidades» interrompeu a sua publicação em 1913. Foi comprado e refundado pela Igreja Portuguesa, em 1923, com o objectivo de criar um órgão oficioso do Episcopado. “Correspondia na prática a um jornal católico nacional que se propunha orientar a consciência pública à luz da Doutrina Católica – sublinhou Guilherme Sampaio.

As encíclica «Mit Brennender Sorge» e «Divini Redemptoris» de Pio XI (1922/39) foram publicadas no mês de Março de 1937 e o “curto intervalo em que foram publicadas não foi inocente, mas sim premeditado” – disse Guilherme Sampaio no Colóquio «Poder Espiritual/Poder Temporal – As relações Igreja-Estado no tempo da República (1910-2009).

Na encíclica sobre o Nacional-Socialismo, «Mit Brennender Sorge» Pio XI condena as violações da Concordata por parte da Alemanha. “Campanha contra as escolas confessionais e o ensino da religião católica nas escolas estatais que é uma forma de condicionar a formação da juventude católica” – salientou o orador. Pio XI define o «Nacional-Socialismo» como “estatolatria, totalitarismo de Estado”.

No jornal católico «Novidades», estes dois documentos papais foram “matéria de capa”, mas a «Divini Redemptoris» (encíclica contra o comunismo) “mereceu maior enquadramento gráfico” – disse o historiador. O «Novidades» afirma que, “tanto o comunismo como o racismo”, perverteram a ordem criada por Deus”. E acrescenta: “veda aos católicos alianças com comunistas e nazis”.

Com a morte de Pio XI (Março de 1939) foi eleito o cardeal Pacelli que assumiu o nome de Pio XII. O «Novidades» acolheu esta notícia com “grande optimismo” e publica, ao longo de vários dias, “episódios biográficos e artigos encomiásticos” – frisou o conferencista da «Recepção da Encíclicas de Pio XI e de Pio XII no jornal católico português “Novidades” (1937-1945)»

Em Outubro de 1939, Pio XII (1939/58) publicou a sua primeira encíclica «Summi Pontificatus». Como a II Guerra Mundial tinha começado recentemente, o Papa reflecte sobre as causas da guerra. “No processo de secularização e laicização das sociedades ocidentais” – afirmou. Este documento foi divulgado na íntegra pelo referido jornal que o “apelidou de notável”.

0 comentários:

Postar um comentário