quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Causa dos Abusos I

Artigo publicado no jornal "A Folha da Manhã", Campos, no dia 05 de maio de 2010, quarta-feira.

Na sua carta pastoral aos católicos irlandeses, a respeito dos abusos de crianças, Bento XVI afirma: “Só examinando com atenção os numerosos elementos que deram origem à crise atual é possível empreender uma diagnose clara das suas causas e encontrar remédios eficazes”.


Ele aponta 8 causas deste desastre: 1) inadequada resposta à secularização, 2) tendência a adotar formas de pensamento e julgamento sem referência suficiente ao Evangelho, 3) descuido de práticas sacramentais e devocionais (confissão freqüente, oração diária e retiros anuais), 4) falsa interpretação e aplicação do Concílio Vaticano II, 5) tendência a evitar enfoques penais das situações canonicamente irregulares, 6) procedimentos inadequados para determinar a idoneidade dos candidatos ao sacerdócio e à vida religiosa, 7) insuficiente formação humana, moral, intelectual e espiritual nos seminários e noviciados, 8) tendência social a favorecer o clero e outras figuras de autoridade e 9) preocupação fora de lugar pelo bom nome da Igreja e para evitar escândalos. Analisemos hoje as duas primeiras dessas causas:


1ª) Uma “rápida transformação e secularização da sociedade”, “uma mudança social que muitas vezes atingiu com efeitos hostis a tradicional adesão do povo aos ensinamentos e aos valores católicos”. Há muito, especialmente após as duas guerras mundiais do século XX, que a sociedade se tem descristianizado com rapidez assustadora. Uma mostra disso é a crescente desestruturação e desagregação da família, a liberação geral dos costumes, a erotização do cinema e da música, e, mais recentemente, da televisão e da internet, e o advento da pílula anticoncepcional e da camisinha, que os governos teimam em distribuir ao povo nas suas diversões e até nas escolas, ajudando a liberação geral do erotismo infanto-juvenil. As propagandas de sentido pornográfico, os programas de reality show na televisão, tudo isso cria um ambiente favorável à liberdade sexual e também à pedofilia.


Os seminaristas e os padres do século XX são frutos dessa sociedade e muitas vezes absorveram esse espírito liberal e erotizado. Esse mesmo mundo, que favorece e incentiva essa liberação sexual, vem agora, com o seu dedo sujo, apontar para os membros da Igreja que sucumbiram aos seus incentivos!
2ª) “Determinante foi também neste período a tendência, até da parte de sacerdotes e religiosos, para adotar modos de pensamento e de juízo das realidades seculares sem referência suficiente ao Evangelho”.


Houve realmente, e tem havido ainda, uma grande secularização, mundanização e laicização de sacerdotes e religiosos, com a conseqüente perda de identidade. Essa é uma das grandes causas de defecções e da decadência: a adoção do espírito do mundo.


E conclui o Santo Padre: “É neste contexto geral que devemos procurar compreender o desconcertante problema do abuso sexual dos jovens, que contribuiu em grande medida para o enfraquecimento da fé e para a perda do respeito pela Igreja e pelos seus ensinamentos”.




Dom Fernando Arêas Rifan
Bisbo Titular de Cedamusa
Administrador Apostólico da Administração Apostólica Pessoal São João Maria Vianney

0 comentários:

Postar um comentário